Realismo/Naturalismo

DEFINIÇÃO
Realismo e Naturalismo foram as duas escolas literárias de domínio narrativo, artístico e literário que surgiu  no fim do século XIX e início do século XX. na Europa, mais especificamente na França, em reação ao Romantismo.
  
CARACTERÍSTICAS
- Oposição ao idealismo romântico. Não há envolvimento sentimental;
 
- Representação mais fiel da realidade;
 
- Romance como meio de combate e crítica às instituições sociais decadentes, como o casamento, por exemplo;
 
- Análise dos valores burgueses com visão crítica denunciando a hipocrisia e corrupção da classe;
 
- Influência dos métodos experimentais;
 
- Narrativa minuciosa (com muitos detalhes);
 
- Personagens analisadas psicologicamente.
 
NO BRASIL
O Realismo no Brasil teve seu início, oficialmente, em 1881, com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de seu mais célebre autor, Machado de Assis.
Com a introdução do estilo realista, assim como do naturalista, o romance, no Brasil, ganhou um novo alcance, a observação. Começou-se a escrever buscando a verdade.

AUTORES PRINCIPAIS

 Machado de Assis

 É considerado o maior escritor do século XIX, escreveu romances e contos, mas também aventurou-se pelo mundo da poesia, teatro, crônica e critica literária.
Nasceu no Rio de Janeiro em 1839 e morreu em 1908. Foi tipógrafo e revisor tornando-se colaborador da imprensa da época.
Como romancista escreveu: ”A mão e a luva”, “Ressurreição”, ”Helena” e “Iaiá Garcia”.

Embora sejam romances, essas obras também revelam algumas características que futuramente marcarão a fase realista e madura do autor, como a análise psicológica dos personagens, o humor, monólogos interiores e cortes na narrativa (uma das suas principais características).

“Memórias Póstumas da Brás Cubas” (considerado o divisor de águas na obra machadiana), “Quincas Borba”, “Dom Casmurro”, “Esaú e Jacó” e “Memorial de Aires”, revelam o interesse cada vez maior do autor de aprofundar a análise do comportamento do homem, revelando algumas características próprias do ser-humano como a inveja, a luxúria, o egoísmo e a vaidade, todas encobertas por uma aparência boa e honesta.

Exemplo: 

Memórias Póstumas - Trailer



Raul Pompéia
 De infância rica e reclusa, teve experiências em colégio interno, onde recebeu influências para escrever O Ateneu. Publicou seu primeiro livro ainda bem jovem, que muito aclamado pela crítica da época. Mais tarde estudou Direito, colaborando também com jornais e revistas.
Sua obra de maior importância é O Ateneu, que tem algum caráter autobiográfico e garantiu ao autor lugar entre os maiores romancistas brasileiros. 
Nas passagens a seguir, note a linguagem rebuscada que o autor usa.


Exemplo: 
"Falavam do incendiário. Imóvel! Contavam que não se achava a senhora. Imóvel! A própria senhora com quem ele contava para o jardim de crianças! Dor veneranda! Indiferença suprema dos sofrimentos excepcionais! Majestade inerte do cedro fulminado! Ele pertencia ao monopólio da mágoa. O Ateneu devastado! O seu trabalho perdido, a conquista inapreciável de seus esforços!... Em paz!... Não era um homem aquilo; era um de profundis."

--O Ateneu

Aluísio de Azevedo

Tem por formação o desenho e a pintura, só mais tarde torna-se escritor profissional. Envolveu-se na política maranhense, fundou jornais e publicou o primeiro livro naturalista brasileiro, O Mulato, que foi muito mal recebido em sua província natal. Foi o primeiro escritor brasileiro a ter a literatura exclusivamente como profissão. 
O que se segue são passagens de suas obras mais famosas e importantes, as naturalistas O Mulato, O Cortiço e Casa de Pensão

Exemplo: 
"Bertoleza então, erguendo-se com ímpeto de anta bravia, recuou de um salto e, antes que alguém conseguisse alcançá-la, já de um só golpe certeiro e fundo rasgara o ventre de lado a lado."
 --O Cortiço



Postado por: Keyse Costa; Raiana Souza
Fontes: Graudez; Wikipédia; Infoescola/realismo e YouTube.



1 comentários:

Helloiza Alonso disse...

ótimo artigo, vou aplicar esse conhecimento no colegio zona norte SP, muito bom, recomendo

Postar um comentário

DominioCultural. Tecnologia do Blogger.